Estágio: benefícios para estudantes, empresas e instituições de ensino

Complemento educacional vantajoso, o estágio oferece ganhos aos estudantes, às empresas, às instituições públicas e às instituições de ensino formadoras.

O progresso profissional e social de todo estudante se dá principalmente pelas oportunidades que lhe são criadas e oferecidas pela instituição de ensino que ele escolheu e também pela comunidade, por meio das empresas e instituições públicas e privadas.

Neste contexto, seu desenvolvimento ocorre também pela vivência prática desafiadora que lhe é proporcionado. O ensino teórico de uma sala de aula, os ensaios de laboratórios e testes de oficinas não são suficientemente eficazes para concluir sua formação. Mas as perspectivas de aprendizado real passam pelo confronto das teorias e laboratórios com a realidade de um trabalho agregador, que possa suscitar dúvidas, discussões e debates para o engrandecimento de sua formação profissional. Isso, somente o estágio curricular ou não, previsto ou não na grade do curso, pode lhe proporcionar.

Então por que são oferecidas tão poucas vagas para estágio nas empresas e instituições, se o estágio é assim algo tão importante no aspecto técnico e social do aprendizado? Ainda falta muita informação sobre os aspectos que tornam o estágio uma fonte de complemento educacional bastante vantajosa, na qual ganham o estudante, a empresa, a instituição pública e a instituição de ensino formadora. Também há retorno à sociedade, que carece de pessoas de caráter, com sede de aprendizado para devolver a ela, por meio da inovação e do empreendedorismo, produtos e serviços com alto grau de valor agregado de forma a proporcionar renda e qualidade de vida a todos os seres humanos.

Hoje, o estágio é capaz de satisfazer a todos pelos simples aspectos que passo a destacar separadamente. Para o estudante, o estágio é uma grande oportunidade de desenvolvimento de seu aprendizado e relacionamento profissional e social com pessoas já em atividades no mercado, cujas orientações práticas e metodológicas, junto à teoria e aos laboratórios, lhe serão prestadas em forma de ensinamento diante de situações reais de atividades, as quais lhe serão exigidas no futuro depois de formados.

Para a empresa, o estágio é visto como uma grande oportunidades de inserir sangue novo, desenvolver talentos, formar cadastro reserva, preparar os seus recursos humanos para uma vindoura retomada de crescimento mercadológico, ansiado por todos, em seu ambiente de produção, prestação de serviços ou oferta de produtos que satisfaçam aos anseios de consumo e às necessidades da sociedade, na sua evolução e inovação.

Para a instituição pública, o estágio é visto, neste momento de encolhimento da arrecadação e de deficiência de recursos, como uma solução de baixo custo para enfrentamento de sua necessidade de pessoas dispostas e dinâmicas, no cumprimento de suas altas demandas de prestação de serviços à sociedade, em áreas vitais e imprescindíveis como educação, saúde, engenharia, direito entre outras.

Para a instituição de ensino, o estágio é uma grande oportunidade de integração do seu aluno com a comunidade para a qual ele vem sendo preparado. Isso possibilita que esse estudante leve para dentro das suas salas de aula e de seus laboratórios, a discussão da realidade prática absorvida na atividade de estágio, melhorando, assim, as aulas e até a grade curricular para a formação de um profissional inovador e compatível com as exigências do mercado.

Assim, o que apresento aqui são os resultados da avaliação de estudantes, professores, empresas e instituições de ensino, produzidas em minha experiência como agente integrador ao longo dos últimos 12 anos, visitando diariamente nossos clientes e atendendo estudantes dos diversos cursos. Por um lado, nossa busca é pela sensibilização das empresas e instituições públicas para a oferta de vagas de estágio e da importância social de sua contribuição no ensino-aprendizado dos estudantes e, por outro lado, levando às instituições de ensino, os indicadores e as respostas de desenvolvimento de seus alunos no mercado.

A nossa tarefa vai mais além, pois também orientamos, por meio de palestras, minicursos, oficinas e até conversas individuais com os estudantes, moral e ética na condução de sua postura e comportamento no ambiente de estágio.

Desta forma, acredito ser direito de todo estudante, seja de ensino médio, técnico, EJA, curso superior e pós-graduação, a oportunidade de um estágio como complemento educacional. Também é dever de todas as empresas e instituições criar e oferecer oportunidades em que todas saem ganhando.

O estágio não tira vagas de emprego, como é defendido por alguns. O estágio beneficia a sociedade que ocupa e forma cidadãos que possam lhe dar as respostas de que muito precisa, no desenvolvimento de suas demandas de crescimento e na construção da nova sociedade que tanto almejamos.

Cleider da Fonseca

Um comentário sobre “Estágio: benefícios para estudantes, empresas e instituições de ensino

Deixe uma resposta