Como atrair os melhores talentos para o seu Negócio

O processo de recrutamento e seleção é um dos grandes desafios das organizações no que se refere à gestão de pessoas. É por meio desse processo, que as empresas atraem e contratam os melhores profissionais para compor seus times de trabalho. Ter uma estratégia de recrutamento e seleção eficiente é essencial para o sucesso das organizações

Em gestão estratégica de pessoas, o processo de recrutamento e seleção não se inicia quando surge uma vaga na empresa. É a partir do desdobramento das diretrizes estratégicas e da cultura organizacional que começamos a identificar o perfil de pessoas que a empresa precisa atrair para garantir a execução da estratégia organizacional e alcance dos resultados.

A partir daí, é necessário que a organização defina os cargos de acordo com sua estrutura, descrevendo claramente as atribuições e responsabilidades e identificando as hard e soft skills necessárias às posições dentro da empresa.

Os candidatos procuram oportunidades profissionais comparando o job description da vaga com as competências que avalia ter. Dessa forma, é imprescindível que se tenha uma boa descrição da vaga para se atrair candidatos com alto potencial.

O profissional de recrutamento e seleção é o responsável por descrever a vaga da maneira mais atrativa possível, a partir da compreensão das características do cargo e do contexto organizacional da empresa, para chamar a atenção dos melhores profissionais.

Além disso, um fator importante que pode impulsionar o recrutamento é o employer branding ou seja, a marca empregadora da empresa. A reputação da empresa no mercado influencia diretamente em sua capacidade de atrair talentos. Quando a empresa não possui uma marca conhecida, cabe ao recrutador ajustar com esta a melhor forma de descrevê-la e apresentá-la aos candidatos.

A captação de profissionais durante o recrutamento é primordial para a efetividade do processo seletivo e quanto melhor o seu resultado, maior a probabilidade de encontrar o candidato ideal para a vaga. Cabe ao profissional de recrutamento e seleção definir as estratégias de divulgação, escolhendo os canais apropriados de acordo com o perfil e complexidade da posição. Dependendo do nível da vaga é necessário realizar hunting de candidatos, que é a busca ativa de profissionais por meio de netwoking (rede de conexões) e outras ferramentas.

O ato de selecionar pessoas significa buscar as competências condizentes com os desafios da posição e alinhadas à estratégia organizacional e ao fit cultural da empresa, que é o alinhamento de propósito, objetivos e valores individuais com os organizacionais. Um processo seletivo bem-sucedido é composto por variadas técnicas, metodologias e etapas que auxiliam o recrutador a identificar os perfis que mais se aproximam do esperado pela organização.

O sucesso na seleção de colaboradores é muito vantajoso para o negócio. Identificar, com agilidade e precisão, profissionais competentes e alinhados à cultura organizacional, é um grande diferencial para o negócio já que reduz consideravelmente as possibilidades de turnover (rotatividade de pessoal), impacta a produtividade e diminui custos.

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