Crescer de forma sustentavel

Como crescer de forma sustentável?

Essa é a dúvida de muitos gestores, no momento que a empresa se consolida e precisa crescer. Contudo, fazer isso de forma muito rápida e desenfreada significa que a empresa se consome, podendo chegar a falir. Portanto, este artigo vai ajudar você a entender como desenvolver a sustentabilidade da sua empresa e como está sendo encarada a sustentabilidade na era digital.

Quais os primeiros passos para promover o crescimento sustável da minha empresa?

O primeiro passo é ter um planejamento bem claro de como fazer isso. Não somente este é o primeiro passo, mas deve ser o principal recurso para a empresa que quer crescer de forma sustentável. É o planejamento que irá ajudar a definir alguns conceitos fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Começando por todos os custos. Quais são os custos para a empresa poder expandir e principalmente se manter após a expansão?

Além disso, é possível entender qual é a previsão de demanda para o serviço ou produto vendido pela empresa. Neste caso, é necessário ter uma visão mais completa, aplicando informações de micro e macro economia, para entender o cenário em que a empresa se encontra. Por exemplo, se o rumo da economia não for muito positivo, é mais interessante segurar um pouco a expansão.

Desta forma o planejamento pode ajudar a empresa a prever todos os desafios da expansão, como os financeiros, logísticos, mercadológicos, operacionais e de produção. Ao analisar e concluir que o negócio está gerando resultados positivos, o empreendedor tem a iniciativa de expandi-lo, às vezes até rápido demais, sem pensar se este é um modelo sustentável de sucesso. Portanto, vamos ver os principais pontos do crescimento sustentável para que você não cometa este erro.

O que é preciso observar para ter um crescimento sustentável?

O crescimento sustentável traz uma otimização de todos os recursos da empresa, sejam financeiros, de pessoal, de material ou qualquer outro. Assim, o crescimento é mais ordenado e não consumindo os recursos da empresa de uma maneira insustentável. Por isso, o primeiro ponto a observar passa a ser a administração do negócio. Conforme ele expande, naturalmente, é preciso administrar mais recursos. Portanto, a administração precisa estar preparada para lidar com as novas frentes do negócio.

Ao contrário do que se pensa, muitas empresas deixam de existir, não porque elas param de dar lucro, mas pela falta de capital de giro para pagar as contas do dia a dia pois ao fazer uma expansão, estas contas aumentam, o que significa que é preciso ter um maior controle e garantir que o capital de giro irá sustentá-las. Lado a lado com o financeiro existe a produção, a aquisição de novos produtos ou a capacidade de entregar os serviços prestados. Enfim, a empresa irá ter capacidade de entregar o que precisa com a expansão?

Como é a sustentabilidade empresarial nos dias atuais?

Quando se trata de sustentabilidade não engloba somente crescimento da empresa, principalmente nos dias atuais a importância ambiental e social ganhou grande força pois com a chegada da 4º revolução industrial a sustentabilidade das empresas se tornou um ponto de atenção visto que o futuro dos negócios depende do sucesso desse crescimento sustentável que busca um equilíbrio entre os três principais pilares: Ambiental, Econômico e Social.

Desta forma, grandes e importantes empresas têm buscado cada vez mais um conjunto de ações para que se consiga esse equilíbrio, uma vez que pensar no futuro das gerações e a valorização social e lucrativa são estratégias para desenvolver soluções inovadoras em busca da maximização das oportunidades.

Para resumir, as principais estratégias das empresas tem sido buscar conscientização dentro das organizações envolvendo todos os setores da empresa. Crescimento sustável envolve:

  • Responsabilidade Social;
  •  Garantir a saúde financeira, no curto médio e longo prazo;
  • Otimizar os processos de modo a aguentar as novas demandas;
  • Produção mais Limpa (P+L);
  • Medir resultado, analisar e fazer projeções;
  • Certificação ambiental;
  • Contratar os profissionais ideais no volume adequado;
  • Oportunidade de negócios.

Existem várias estratégias para enfrentar os grandes desafios do mercado e aqui vimos que buscar o crescimento sustentável, e todos os seus pilares é o diferencial para que seu negócio tenha um futuro próspero e de sucesso, já pensou nisso?

Quer ser único no mercado? Conheça a Pós FLex.

Deixe uma resposta