Home Office – Conheça as 8 melhores práticas

Em tempos em que só se fala de COVID-19, que é o nome de uma variação do coronavírus – doença respiratória que causa sintomas como falta de ar, dores no corpo, febre – tem causado muito medo em nossa sociedade.

Resolvemos neste artigo falar um pouco sobre a solução que grandes empresas pelo Brasil estão aplicando para continuar suas atividades: dispensar seus colaborares para atividades remotas.

Vamos fornecer algumas dicas para que o Home Office seja eficiente e produtivo para o colaborador e para as empresas.

Alguns anos atrás era inaceitável trabalhar de casa, pois não se acreditava que era possível entregar bons resultados dentro do conforto do lar. Mas, com a chegada da internet, dispositivos móveis, novas tecnologias, softwares, entre outras inovações do mercado, aliados ao desejo de ter qualidade de vida, fez-se necessário que muitas empresas permitissem esse formato chamado Home Office, novos modelos de negócios dos dias atuais, que só funcionam desta forma.

Inclusive, startups de sucesso, assim como grandes diretores de empresas multinacionais fazem e indicam ambientes remotos para reuniões, agenda especiais, e até mesmo para fechar um bom negócio.

Mas, como fazer isso em casa de forma produtiva?

A Marina Sell Brik e o André Brik escreveram um livro chamado: As 100 dicas do Home Office – Um guia básico para montar e manter seu escritório em casa, e nós separamos 8 dicas para facilitar a vida de quem vai experimentar esse modelo pela primeira vez:

1- Defina um espaço exclusivo para o Home Office;

2- Equipamento essencial;

3- Estabeleça um expediente… e obedeça-o;

4- Menos papel, mais produtividade;

5- Seja provativo;

6- Otimize as ligações telefônicas;

7- Use a tecnologia para ganhar tempo;

8- Mantenha sua agenda atualizada.

O livro conta com uma infinidade de dicas e boas práticas do Home Office, não deixe de conferir.

Temos duas dicas rápidas para você que está a frente de uma equipe e diante de tantos acontecimentos se preocupa e zela pela saúde e segurança dos seus colaboradores mas ao mesmo tempo precisa estar atento aos resultados:

Invista em ferramentas de gerenciamento e comunicação

A tecnologia nos apoia muito nesse aspecto para acompanhar o trabalho da equipe, são varias ferramentas que possibilitam a organização das atividades de forma eficiente, sem perder o controle daquilo que está sendo feito em home office. Além disso, o fato da equipe não estar toda no mesmo lugar faz com a utilização de ferramentas para comunicação sejam usadas com mais frequência, então oriente e centralize essa comunicação por alguma ferramenta, seja ela: WhatsApp, Skype, Chamadas de vídeo ou mesmo os e-mails corporativos.

Faça reuniões com frequência e se coloque à disposição

Reuniões periódicas são necessárias.

Essa prática vai ajudar o gestor a manter o bom relacionamento com a equipe, demonstrando que se importa e se preocupa com a evolução da equipe e que o repasse de informações corretas são importantes para garantir os bons resultados. As reuniões podem inclusive, seguir o mesmo formato online, só não pode faltar o entusiasmo do líder para manter o engajamento da equipe, sempre se colocando à disposição para que o colaborador que está em casa não se sinta sem apoio, mas ao mesmo tempo não se sinta vigiado.

O gerente de TI do IEL Goiás, Joel Matos, disponibilizou no canal do Youtube uma série de orientações técnicas e dicas de ferramentas para facilitar e tornar o trabalho remoto mais ágil e eficiente.

Home Office foi apenas uma das diversas possibilidades que temos para enfrentar esse momento que é difícil, porém é possível continuar colhendo bons resultados junto à sua equipe.

Continue acompanhando nossas redes sociais para saber dessas e mais novidades!

2 comentários sobre “Home Office – Conheça as 8 melhores práticas

Deixe uma resposta