A Tecnologia a favor do crescimento

A Transformação Digital está mudando as relações, os pensamentos e até mesmo as organizações empresariais. Há quem enxergue nisso um problema, mas a verdade é que as mudanças trazidas pela informatização de quase todos os processos trazem oportunidades exponenciais de negócio.

Para entender melhor, vamos explicar o que é a transformação digital e como vem afetando o mindset das organizações. Além disso, vamos mostrar como essas organizações devem identificar e aproveitar as oportunidades por ela trazidas.

A Transformação Digital e o Mindset

A última década trouxe mais transformações para a sociedade e para o mundo dos negócios do que praticamente todo o século XX. O advento de tecnologias que permitiu a conexão à internet 24 horas por dia e alterou a maneira como os clientes se relacionam com as empresas.

Além disso, a transformação digital também mudou a forma como as empresas se relacionam entre si e principalmente gerou oportunidades únicas de negócios.

As relações são mais rápidas, as estruturas precisam ser mudadas com mais frequência que nunca e o espaço físico é cada vez menos valorizado. Todas essas mudanças afetaram profundamente a forma de pensar e agir das empresas tradicionais. Para não perderem espaço no mercado, precisam passar pela chamada transformação digital.

A transformação digital envolve o processo de utilizar a tecnologia para melhorar o desempenho da companhia. Assim, a estrutura organizacional é alterada de forma a incluir atividades cada vez mais informatizadas. É o que os bancos vêm fazendo ao deixar cada vez mais operações disponíveis em seus aplicativos, por exemplo.

A criação de estrutura e contratação de pessoal que promovam a transformação digital é, sem dúvida, importante. De fato, mais de 80% dos executivos preferem fazer negócios com empresas com operações eletrônicas, conforme pesquisa da DocuSign. Porém, só isso não é suficiente.

O mais importante é a empresa possuir um mindset digital. Isso significa não apenas utilizar a tecnologia para facilitar processos, e sim adaptar a mentalidade dos executivos e de todos os setores, para que a empresa se torne efetivamente digital e informatizada.

É enxergar a tecnologia como ferramenta de exploração, fazer mudanças antes mesmo de surgir a necessidade e valorizar a pluralidade dentro da empresa. Esse é o segredo do sucesso das organizações exponenciais, que enxergam no desafio uma oportunidade.

Organizações exponenciais e oportunidades

São consideradas organizações exponenciais aquelas que apresentam um crescimento muito superior à média do mercado. Elas se caracterizam por atender muitos clientes a um baixo custo, mas principalmente por serem inovadoras e pensarem diferente da concorrência.

Exemplos muito famosos de exponenciais são a Netflix, o Airbnb e a Uber. Todas se caracterizam por criar um produto absolutamente inédito, que adiantou necessidades de mercado que o público nem percebia ter.

Além disso, possuem outra característica muito importante em comum: são empresas praticamente 100% digitais, com staff reduzido e presença forte de trabalhadores remotos.

Essas empresas se basearam em algo que estava sendo visto como desafio pelo mercado: a mudança nas relações pessoais e empresariais causadas pelos meios digitais. Ao invés de enxergarem um problema, enxergaram uma oportunidade exponencial de crescimento, e tornaram-se líderes absolutas de mercado.

E para saber mais sobre: TECNOLOGIAS FACILITADORAS E EXPONENCIAIS, logo mais o IEL Goiás terá um curso especialmente para você que está sempre se atualizando com as novidades do mercado. Para conhecer outros cursos clique em Escola de Normas.

2 comentários sobre “A Tecnologia a favor do crescimento

Deixe uma resposta