O Crescimento do Ensino a Distância

A pandemia chegou literalmente da noite para o dia, modificando a rotina de milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, as escolas tiverem que readaptar os ensinos levando todo o conhecimento para plataformas direcionadas ao ensino a distância. Entretanto, essa modalidade de ensino já vem sendo adotada por grandes universidades tanto para cursos de graduação como pós-graduação.

O isolamento social está sendo, sem dúvidas, um combustível para que o Ensino EAD ganhe ainda mais força. O ensino não continuará trilhando os mesmos caminhos tradicionais que antigamente. Muitos cursos foram adaptados para o formato online e essa tendência irá perdurar mesmo depois que a quarentena passar. 

Além disso, a Revista Você S/A já havia previsto que o ensino a distância tem um papel importantíssimo no crescimento da competitividade global que é composta por três pilares: tecnologia, inovação e educação, desde que promova a aplicação efetiva dos conhecimentos aprendidos e esteja integrada aos sistemas presenciais. 

Separamos aqui algumas vantagens que os alunos recebem quando optam pelo ensino a distância: 

Aula de onde você estiver 

Perder tempo se deslocando até uma sala de aula física não é escolha de pessoas que precisam ganhar tempo. Ter um aparelho com conexão à internet é o suficiente para ter acesso a um ensino de qualidade. 

A tecnologia já possibilitou e certamente, pós pandemia, possibilitará ainda mais ferramentas online para que pessoas consigam fazer videoconferência, participar de fóruns e ter acesso à gravação de aulas de onde elas estiverem. 

Estar de forma física presente em uma aula não é mais pré-requisito para adquirir um diploma ou ter uma formação profissional com ensino de qualidade. 

Melhor custo-benefício 

Assim como um curso presencial, o ensino a distância também oferece certificado. Ou seja, a formação do profissional é a mesma, sem diferenciações com a modalidade de ensino escolhida. 

Contudo, os valores de mensalidade de cursos EAD são muito mais em conta, pois eles não precisam contar com um espaço físico para receber alunos e uma estrutura de professores locais. Assim como os alunos podem estar em qualquer cidade ou país, os professores também. 

Outros pontos que entram num melhor custo-benefício é a economia de tempo de deslocamento e também com transportes. Sair do trabalho, enfrentar o trânsito, pagar passagens de transporte público ou estacionamento para o carro são gastos que acabam não sendo contabilizados por muitas pessoas. Mas, coloque isso na ponta do lápis e multiplique por 2 ou 4 anos (tempo médio de formação em graduação ou pós-graduação), com toda a certeza vai fazer diferença ao final. 

Ambiente diferente porém mesmo aprendizado 

Ir para uma sala de aula física não é sinônimo de aprendizado. Se o aluno não fizer a parte dele e se dedicar em aprender a matéria, não importa a modalidade de ensino, ele não irá aprender. 

Quando nos deparamos com um ensino a distância, as aulas online também contam com professores e colegas de classe, tudo isso em um ambiente virtual. Os alunos são instigados a dar opiniões sobre o conhecimento técnico acessado durante as aulas. O processo EAD é totalmente humanizado e interativo, não prejudicando os alunos que escolhem essa forma de aprendizado. 

Quais as opções?  

Estar entre os melhores do mercado já não é mais uma escolha. Para o profissional que precisa se destacar e escolher uma instituição de ensino de qualidade, com reconhecimento mercadológico por seus diferenciais é a melhor escolha neste momento.  

Para quem busca por cursos de pós graduação semipresencial a Pós Flex é sem dúvida a melhor opção, pois além de poder estudar na modalidade que o aluno escolheu, ele também tem a liberdade de montar sua grade curricular, estudando apenas conteúdos de seu interesse.  

O IEL Goiás também é uma Escola de Normas Online que inclui cursos como: Interpretação da NBR ISO 9001:2015, Auditoria Interna da NBR ISO 19001:2018, Interpretação da ISO 45001:2018, Ferramentas da Qualidade dentre outros vários cursos voltados para Gestão da Qualidade. 

Além disso tudo, nossos parceiros de Pernambuco preparam um material incrível com uma série de cursos a distância de notoriedade nacional e internacional, não deixe de conferir.  

2 comentários sobre “O Crescimento do Ensino a Distância

Deixe uma resposta