O que nunca te contaram sobre um estagiário

Muitas vezes, as pessoas costumam usar a palavra estagiário como algo pejorativo, relacionando com alguém inexperiente e que comete erros. Porém, para as empresas, o fato é que o estagiário é muito importante, em vários sentidos. 

Por isso, colocamos aqui a relevância de ter estagiários na equipe, mostrando de que forma eles adicionam valor ao negócio, independentemente do segmento, além de aumentarem a força da marca e outros pontos positivos. 

Inovação e busca por novos talentos 

Em qualquer empresa, principalmente com os avanços recentes da tecnologia, correr atrás de inovação virou uma obrigação para manter a competitividade e, melhor do que isso, superar a concorrência. 

E, neste sentido, a presença de estagiários é fundamental nesta estratégia, de mostrar ao mercado que a marca se preocupa em buscar novas cabeças, que possam trazer soluções novas para problemas da área de atuação da empresa. 

Os estagiários vêm com uma nova mentalidade e trazem uma imagem de vitalidade e inovação por si só. Mesmo que não tenham autonomia total dentro das empresas, já que têm orientadores, conseguem ajudar na busca pela utilização de modernidades e novos protocolos, baseados no que aprenderam recentemente na faculdade. 

Com isso, mais atualizados com as práticas recentes, já que acabaram de aprender as teorias em sala de aula, os estagiários também chegam com maior vontade de mostrar o que sabem. Assim, podem ser agentes fundamentais em novos procedimentos. 

Mais que isso, os estagiários chegam como uma folha em branco, em termos de experiências profissionais, sem nada enraizado de outras empresas que, por vezes, têm políticas diferentes do novo local de trabalho. 
Dessa forma, contratar jovens sob este formato é também uma forma de manter a cultura de seu negócio intacto. 

Moldar seu colaborador  

Com os estagiários contratados, é possível criar um programa de ações para que aprendam os valores defendidos pelo negócio, de que forma eles trabalham para que os funcionários cresçam profissionalmente, mas também pessoalmente, como lidam com questões sociais, as visões defendidas etc. 

Assim, quando estes jovens crescerem na profissão e na empresa, conseguirão manter ou até elevar o padrão de atuação dos chefes que tiveram, sem gerar nenhuma quebra no nível de ação do negócio, que se mantém estável em termos de valores e missões defendidas. Além disso, podem trazer as inovações demandadas a cada ciclo, com novas cabeças que começaram a se desenvolver lá no início, quando os jovens se tornaram estagiários. 

E falando sobre o crescimento dos jovens que entram como estagiários, este processo também é indispensável na briga por novos talentos que surgem no mercado. 

Para qualquer empresa, renovar seus quadros e adicionar talentos é fundamental. E este procedimento começa, basicamente, com a contratação de estagiários. Obviamente, não se pode contar com a sorte. 
Por isso, o processo seletivo precisa ser forte, testando aspectos relevantes nos candidatos, como criatividade, responsabilidade, conhecimento etc. 

Feitos estes trabalhos, será possível identificar quais são as cabeças mais promissoras na área de atuação da empresa. E, a partir disso e da contratação, começa a lapidação destes talentos, que, no fim, serão o futuro daquele negócio, trazendo crescimento e novas ideias. 

Em um mercado competitivo em todas as áreas de atuação, conseguir descobrir os talentos logo cedo é um diferencial. Com eles sob a tutela da empresa, é possível moldá-los da forma desejada. 

E quando se fala em molde, não significa transformá-los em simples cumpridores de função, mas fazer com que a criatividade e o conhecimento se manifestem sempre, mas de acordo com os valores da marca. 

Além disso, cria-se uma relação de empatia com o jovem profissional, que se sente acolhido e agradecido pelo fato de a empresa mostrar confiança nele desde cedo. Ele se torna mais conectado ao negócio, trabalha com maior afinco para devolver, sob forma de resultados, todos os investimentos feitos e apostados nele. 

Ou seja, investir nos estagiários gera um círculo virtuoso desde o princípio: ganha-se um jovem motivado e talentoso, que pode ser moldado de acordo com os valores da empresa. Percebendo a confiança depositada nele, o profissional trabalha melhor para se desenvolver e trazer resultados desejados. Totalmente adaptado à cultura do negócio, ele pode se tornar, no futuro, um líder mais preparado para seguir o legado e o funcionamento ideal da empresa. 

Valorização de marca e aproximação com instituições de ensino 

Por fim, ainda podemos trabalhar com mais um aspecto fundamental de se investir nos estagiários: a forma como eles representam o posicionamento da empresa e no mercado e de que forma isso auxilia no relacionamento com instituições de ensino. 

Estagiários representam novidade e inovação. Eles trazem conhecimento novo, advindo da sala de aula, fortalecendo novos procedimentos e ações que podem ser colocadas em prática para que a empresa se coloque na vanguarda do segmento no mercado. 

Isso faz com que, perante o público, a imagem da marca seja moderna, jovem e futurista, ficando sempre um passo à frente dos concorrentes. 

Tudo que as pessoas querem é solucionar seus problemas com ações que sejam efetivas e que representem o que há de novo. Logo, os estagiários ajudam nesta imagem, já que conhecem o que há de mais fresco em termos de estudos e conhecimento. 

Além disso, a contratação de estudantes pode aproximar a empresa com as instituições de ensino, que valorizam a confiança dada aos seus alunos. 

Com um relacionamento mais próximo, é possível pensar em parcerias para que mais jovens talentosos sejam indicados para o negócio como estagiários ou ainda um acordo de produção de conhecimento, com a empresa usando as estruturas do mundo acadêmico para pensar em estudos de casos e soluções de problemas. 

Estes são três aspectos fundamentais para entender a importância de se investir nos estagiários como fonte de conhecimento, inovação e crescimento para a empresa. Quem entender isso e souber que este tipo de profissional não é apenas um cumpridor de funções mecânicas, sem maiores objetivos e perspectivas, sairá na frente no mercado. 

Gostou deste conteúdo? Convidamos você também para conhecer mais informações sobre nosso programa de estágio. Além de todos esses benefícios o estágio pode ser a virada de chave que sua empresa precisa. 

Deixe uma resposta