Corrida para qualificação

Qualificação profissional é uma verdadeira corrida em busca de melhores posições no mercado. Para quem adere às certificações ISO, a requalificação é outra corrida em busca de manter o selo de certificação e estar à frente no mercado de trabalho. 

Certificações são imensamente importantes para a carreira de profissionais que buscam comprovar suas qualidades técnicas. Assim, é preciso manter a atualização e o crescimento constante para manter as certificações em dia e impressionar os empregadores. 

Qual a importância das certificações para a sua carreira? 

Somos seres complexos e dotados de experiências e conhecimentos. Na vida profissional, encontramos nos estudos a forma de provar a busca pela qualificação, usamos nossos diplomas e certificados. 
Por outro lado, muitas vezes, não conseguimos provar por meio desses documentos algum grau de expertise e qualidades técnicas que possuímos. 

Nesse contexto, entram as certificações, como um selo para atestar que o profissional está realmente qualificado para desempenhar papeis específicos em uma empresa e com as mudanças dos últimos meses essas qualificações foram até adaptadas para outros formatos. 

Como aplicar as certificações na minha vida profissional? 

Os selos de certificação são ferramentas para alcançar posições mais elevadas em sua carreira. Muitas empresas usam esse tipo de certificação como requisito para contratar seus funcionários, até disputam profissionais que apresentam esse tipo de currículo. Uma vez que são realizadas auditorias internas e externas, as empresas precisam de profissionais qualificados para compor seu quadro de colaboradores. 

O motivo é simples: as certificações são temporárias, mostram não apenas a capacidade de atuação do profissional, como também sua postura de atualização. 

Quais são as principais certificações para profissionais? 

ISO 9001: tem a ver com a qualidade dos processos. É uma das normas mais específicas e desejadas, pois estabelece um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral; 

ISO 45001: a área de certificação desta norma é Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO). Seu objetivo é melhorar o desempenho na área de Segurança do Trabalho, principalmente; 

ISO 19011: esta norma estabelece as diretrizes para auditoria de sistemas de gerenciamento, contribuindo também para gestão de qualidade; 

ISO 17025: essa norma diz respeito à certificação de laboratórios de ensaio e calibração. É um conjunto de requisitos para atestar competências e representa uma referência internacional. 

A certificação é um selo importante, bem como a formação acadêmica e cada especialização feita pelos profissionais. A requalificação pode representar um desafio ainda maior do que a qualificação. 

Isso acontece porque os padrões são ainda mais rígidos na hora de aprovar aquele que já foi qualificado. Por isso, é importante encontrar auxílio profissional de qualidade com reconhecimento no mercado para se apoiar nessa corrida em busca da requalificação. 

Hoje, há empresas que são dedicadas a prestar um serviço de consultoria e de assessoria na hora de profissionais e empresas buscarem suas certificações ISO. 

O processo pode ser exaustivo, mas a posição encontrada no mercado por profissionais e empresas certificados compensa o esforço em torno da certificação. 

Seja qual for o objetivo, quem deseja crescer e construir uma carreira sólida não pode ficar parado no tempo. O estudo constante em busca de aperfeiçoamento pessoal e profissional é o que faz a diferença na hora de conquistar as vagas tão sonhadas e com grandes remunerações no mercado. 

Conte conosco para alavancar a sua vida profissional! Conheça a Escola de Normas Online do IEL Goiás e esteja preparado para um futuro profissional de sucesso. 

Um comentário sobre “Corrida para qualificação

Deixe uma resposta