3 Super dicas de como aumentar a produtividade da sua equipe e gerar bons resultados

Um bom líder dentre tantas responsabilidades especificas do cargo precisa estar atento à produtividade de sua equipe.

Acima de tudo, todas as decisões essenciais para o bom andamento de uma empresa normalmente estão ligadas aos gestores, entre eles liderar, direcionar e medir todos os resultados e isso nunca será uma tarefa fácil.

Quando se fala em produtividade logo surgem vários questionamentos a cerca do assunto, e que chegam a dividir opiniões.

Mas, uma coisa que não se pode negar é: ‘produtividade está ligada à satisfação do colaborador, identificar, manter e garantir a produtividade da sua equipe’ e deve sem dúvida fazer parte da sua estratégia para gerar resultados.

Como você tem colaborado com a produtividade da sua equipe?

Separamos aqui, três super dicas que podem e vão te ajudar com a produtividade dos seus colaboradores e de toda a equipe.

  • Ofereça treinamentos e capacitações: Aqui não viemos falar de comissão por meta batida, ou gratificações (que também são importantes) mas, falamos sobre oferecer ao seu colaborador uma boa oportunidade para que ele esteja ainda mais capacitado naquilo que ele faz, para que ele se torne “O MELHOR” naquele assunto, e isso sem dúvida vai aumentar sua produtividade, não só pelo fato de ter conhecimento e certificações, mas também por se sentir reconhecido e de fato fazer parte do sucesso da empresa. Afinal, saber identificar pontos que podem ser desenvolvidos em cada colaborador e investir nisso é uma forma de estratégia para alcançar o maior nível de produtividade daquele funcionário.
  • Identificar os erros e oferecer feedbacks: Há tempos o feedback tem sido uma ferramenta indispensável para o desemprenho profissional dos colaboradores, e para a produtividade da empresa não poderia ser diferente. Busque identificar as falhas e os erros de seus colaboradores e assim dar um feedback de melhoria. Neste momento vale lembrar que um bom feedback não é apenas para apontar erros, é aqui que se enaltasse o colaborador com seus pontos positivos também. O feedback para a produtividade pode ser aquilo que está faltando para melhorar os resultados da sua equipe já que através dele o colaborador se sente mais confiante e seguro para realizar as atividades.
  • Tenha certeza que seu colaborador está na função certa: Já parou para pensar que a produtividade da sua equipe pode estar em baixa porque os colaboradores não estão sendo 100% aproveitados naquela atividade?
    No momento da contratação lista-se vários pontos a serem analisados para contratar ou não um colaborador para aquela atividade, porém é no dia a dia que se pode ter certeza que aquela escolha foi totalmente assertiva. Por exemplo: uma pessoa muito comunicativa e cheia de iniciativa fazendo atividades monótonas, ou uma pessoa totalmente introvertida trabalhando com vendas, e outros tantos exemplos que podemos observar nas empresas.

Você conhece a personalidade do seu colaborador?

Sem nenhuma dúvida para seguir essas dicas, o primeiro passo é conhecer muito bem a personalidade de cada um dos seus colaboradores, assim é possível direcioná-los para as atividades corretas, traçar pontos que podem ser desenvolvidos, identificar padrões de comportamento, alternativas na solução de crises e principalmente, explorar melhor o potencial de cada um, tudo isso eleva o nível de produtividade de toda a equipe.

Aposte no Eneagrama!

O Eneagrama é uma ferramenta que tem sido utilizada cada vez mais dentro das organizações, uma vez que permite com que os indivíduos e a empresa como um todo possa compreender as causas primárias dos conflitos internos que todos temos, e ao mesmo tempo evidenciar os talentos de acordo com a estrutura emocional de cada um. Isso porque conhecendo o outro e compreendendo a personalidade fica mais fácil de lidar e ajudar nas dificuldades ao invés de confrontar o problema. Saiba mais sobre o curso de Eneagrama que pode te ajudar a potencializar seus resultados.

4 comentários sobre “3 Super dicas de como aumentar a produtividade da sua equipe e gerar bons resultados

Deixe uma resposta