Capa para artigo

5 melhores dicas para ser um profissional de sucesso 

Existem alguns profissionais que querem sucesso fazendo o básico de suas funções. Para a tristeza de muitos, isso não é possível.  Antes de tudo é importante ter em mente que o sucesso está amplamente ligado às suas capacidades como profissional.

A princípio, além de ter especializações e um currículo que realmente chame atenção, demonstrar foco, disciplina e visão à frente do tempo, são somente algumas características necessárias. Afinal, o mercado não é para os despreparados.

CONFIRA AS MELHORES DICAS PARA OBTER SUCESSO NA SUA CARREIRA PROFISSIONAL:

1. Separe a vida profissional da vida pessoal

Um dos maiores erros daqueles que querem atingir o sucesso na vida profissional é não saber separá-la da vida pessoal. Ou seja, problemas de ambas as partes devem ficar separados. É um grande engano deixar os problemas pessoais se misturar com a gestão de uma empresa, por exemplo.

Nesse sentido, vale para quando há um problema sério dentro de uma empresa e isso impede o descanso ou um momento de lazer na vida pessoal. Para quem tem dificuldades de fazer essa separação, diversos cursos podem ensinar como ter inteligência emocional e isso pode ajudar a separar ambos os ambientes.  

Em outras palavras, pessoas que não sabem separar a vida pessoal e a profissional, geralmente não digerem bem os feedbacks cedidos pela gerência, mesmo quando são amigáveis e visam somente o crescimento e melhoria do profissional como um todo.  

2. Tenha ética e compromisso

Por outro lado, de nada adianta saber separar os problemas, se o profissional não tiver ética e compromisso. É muito importante, em todos os âmbitos da vida, ser uma pessoa que cumpre com suas promessas.

Sob o mesmo ponto de vista, pode ser aplicado em todos os aspectos profissionais. Ou seja, tanto para atender um cliente, entregar um relatório, dar início a uma reunião, entre outros pontos, é extremamente importante cumprir com aquilo que se promete.

Além da palavra, a ética é algo muito importante para uma carreira de sucesso. Portanto, independente de discordar da opinião alheia, manter o respeito, a igualdade, não se vender em troca de algo e nem mesmo rebaixar colegas, é uma boa forma de se destacar e mostrar diferencial.

3. Saia da zona de conforto 

A princípio, falamos sobre como é importante ir além das suas expectativas e que existem profissionais que querem destaque sem fazer o mínimo de esforço. Ainda assim, isso até é possível de acontecer dependendo dos métodos de liderança da empresa, também da forma como conduz o seu negócio.

Por outro lado, um ambiente sério, que visa fechar negócios promissores, seja você o funcionário ou um profissional autônomo, é indispensável sair da zona de conforto e procurar novas formas, meios, métodos e caminhos de atingir os resultados desejados.

É importante ressaltar que não estamos romantizando o sofrimento muito menos, sugerindo que se deva assumir uma carga horária extremamente abusiva ou serviços que vão muito além do que podem ser cumpridos, mas na verdade, fala-se sobre sempre se reinventar e fazer com que todos façam o mesmo em prol de uma mesma causa. Exemplos para sair da zona de conforto:

  • Sugira ideias inovadoras e positivas;
  • Assuma responsabilidades;
  • Esteja sempre um passo à frente;
  • Tenha atenção plena às novidades do mercado;
  • Entre outros.

4. Imagem pessoal 

Acima de tudo, cuidar da nossa imagem no âmbito profissional é algo realmente necessário. Bem como, a imagem é importante em qualquer área da vida e faz com que o ditado de “A primeira impressão é a que fica” se valide por conta própria.

Além disso, dependendo do segmento em que atua e da função que desempenha, é preciso estar dentro das políticas da empresa. Mesmo que muitas pessoas não concordem, um ambiente corporativo tradicional e rígido exige sim uma aparência mais séria.

Porém, se a empresa for mais descontraída, como algo voltado para publicidade e propaganda, Marketing, moda e demais segmentos que permitem uma casualidade maior, o estilo pode ser mais casual, mas sempre dentro do limite.

5. Especialize-se 

Em primeiro lugar uma das melhores formas de adquirir sucesso profissional é adquirindo conhecimento. Contudo, não importa o ramo de atuação, o mercado se renova a cada dia e isso faz com que seja necessário buscar especialização profissional.

Sobretudo para os profissionais que possuem Ensino Superior, a pós-graduação é um caminho de muita importância e que pode oferecer um up consideravelmente grande no currículo profissional.

Crescimento profissional em todas as áreas 

Afinal de contas, algumas pessoas limitam-se a pensar que o crescimento profissional vem somente a partir do momento que estão dentro de uma corporação. Obviamente, isso é possível.

Entretanto, é um grande erro limitar-se somente a isso, já que é possível adquirir conhecimento e obter crescimento profissional, mesmo quando trabalhando como um profissional autônomo. Independente da área e da forma que trabalham, conhecer o mercado e se reinventar é fundamental!

Visando o crescimento profissional e empresarial o Instituto Euvaldo Lodi tem os melhores cursos voltados para o mercado de trabalho. Vem crescer com quem entende do assunto.

Deixe uma resposta