Gestão de Carreira

Gestão de Carreira para melhorar os resultados da sua empresa

Gestão de Carreira pode ser a solução para melhorar os resultados! Já pensou em melhorar os resultados da sua empresa investindo em seus colaboradores? Gestão de Carreira é crucial para o crescimento profissional, pois é uma das principais metas dos colaboradores ao se candidatarem para uma vaga em uma  organização.

Assim, com as atividades crescentes do mercado que vem se tornando cada vez mais exigente e competitivo, uma boa e eficiente Gestão de Carreiras se torna crucial. Pode ser tanto para o desenvolvimento, motivação e retenção de talentos nas organizações, quanto para o sucesso e resultados da própria empresa. 

O que é Gestão de Carreira?

Gestão de carreira a princípio, consiste na prática de gerir e definir as estratégias de crescimento dos colaboradores no dentro da empresa. 

Podemos afirmar então, que o ato de gerir carreiras se relaciona com o bom planejamento dos resultados a fim de facilitar o modo certo e produtivo da organização. Além disso, a Gestão de Carreira permite alinhar as expectativas dos colaboradores às necessidades da empresa.

Contudo, podemos afirmar que a meta principal da Gestão de Carreira é o avanço do colaborador na empresa. Todavia, sempre dando destaque na parte profissional e pessoal para assim alcançar metas estabelecidas pela organização.

Como a Gestão de Carreira pode auxiliar sua empresa?

1. Retenção de talentos

Os profissionais que tem consciência das chances de crescimento na empresa se mostram mais satisfeitos em fazer parte do seu quadro de funcionários, por exemplo. Assim, aumenta o vinculo entre funcionários e empresa e diminui a rotatividade dos colaboradores. É importante lembrar, então, que demissões constantes envolvem altos custos relacionados à demissão e contratação de pessoal.

2. Profissionais motivados

Contudo, podemos dizer que a motivação dos colaboradores envolvidos nos projetos de Gestão de Carreira vem através da ideia de serem valorizados e reconhecidos em seu trabalho por parte da empresa.

Dessa forma, faz com que cada colaborador se sintam parte importante da empresa o que resulta diretamente em aumento do envolvimento com o propósito da empresa.

3. Liderança formada pela empresa

Antes de mais nada, oferecer carreiras com futuro e bem geridas, permite que a empresa tenha colaboradores que conheçam os objetivos, missões, valores e metas da organização. Assim também, formar lideres dentro da empresa é uma forma de gerar laços entre os colaboradores.

4. Atração de bons profissionais

Nesse sentido, empresas que investem em planos de Gestão de Carreira são mais atrativas para bons profissionais. Uma vez que passa a ser reconhecidas pelas portas para crescimento e qualidade de trabalho. Afinal, empresas que se preocupam com os seus colaboradores tem maior valor social no mercado.

5. Foco e melhoria para o colaborador

A princípio, quando há um plano de Gestão de Carreira interno o colaborador consegue ver claramente quais resultados que precisa alcançar e o que fazer para atingir suas metas. Criando assim, mas uma forma de gerar fidelidade entre colaborador e empresa.

6. Melhoria da qualidade dos produtos

Podemos dizer que com carreiras bem planejadas e equipes qualificadas, conseguimos alcançar melhores objetivos na realização das tarefas. Afinal, está diretamente ligado a melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

7. Maior concorrência

Em conclusão, que empresas com um quadro de funcionários estáveis, satisfeitos e com carreiras bem definidas, tendem a se tornar mais competitivas e ocupar posições de destaque no mercado e por consequência com resultados de sucesso.

Quais são os passos para fazer uma boa Gestão de Carreira?

Acompanhe os passos fundamentais para uma boa Gestão de Carreira dos colaboradores de sua empresa:

1. Conhecer seu quadro de funcionários

Antes de tudo, é importante identificar o que pode ser valorizado e estimulado em cada profissional da sua equipe. Assim, as organizações devem traçar o perfil de cada um de seus colaboradores, para que só depois disso, possam definir o futuro de cada um dentro da empresa.

2. Realizar treinamentos

Os treinamentos são essenciais para estimular o crescimento profissional. Acima de tudo, focar em treinamentos é um dos pontos mais importantes para uma boa Gestão de Carreira. Dessa forma, os treinamentos que são escolhidos pelas organizações são os de gestão e o mentoring, ambos focados na identificação de potenciais e na orientação profissional.

3. Dê feedbacks

Feedback é uma ferramenta que consiste no retorno aos colaboradores sobre as suas ações, o que inclui pontos técnicos, como produtividade e pontos interpessoais. Com bons feedbacks, os funcionários têm a oportunidade de crescer no ambiente de trabalho por exemplo, e estabelecer uma relação de confiança com a organização.

Líder x Colaborador

A princípio, líderes envolvidos no gerenciamento de carreiras dos colaboradores da empresa têm o importante papel de conhecer cada um dos profissionais. Assim como os colaboradores que, por sua vez precisam assumir  os rumos de sua carreira, de forma que alcance o processo profissional e se alinhar aos objetivos da empresa.

Assim, é fundamental entender que as oportunidades não virão bater à porta. É preciso ambição, talento, foco e comprometimento para alcançar o sucesso.

Quer entender na prática?

Em resumo, uma forma eficaz de fazer a gestão da carreira de seus colaboradores é através dos investimentos feitos de maneira direcionada às necessidades da sua organização. Assim, sua empresa poderá valorizar o potencial do funcionário de forma personalizada e bem estruturada.

Ficou interessado? Conheça os nossos cursos voltados para gestão empresarial. Comece agora a potencialize os talentos da sua empresa!

Um comentário sobre “Gestão de Carreira para melhorar os resultados da sua empresa

Deixe uma resposta