Artigo sobre Gestão da qualidade

Gestão da qualidade para Construção Civil

A Gestão da Qualidade já faz parte da Construção Civil há muito tempo. Não é novidade que o mercado se torna cada dia mais competitivo. Em outras palavras, quando o assunto é se destacar, a gestão da empresa faz toda diferença.

No setor da Construção Civil, ter uma gestão voltada para a qualidade tem sido importante. Essa é uma área essencial para que uma empresa de construção ganhe prestígio.  

Mas, por onde começar?  

O bom planejamento de gestão de uma empresa só traz resultados positivas. Portanto, além do resultado final, que é a satisfação do cliente gerada pela qualidade do serviço prestado, ocorre uma otimização da rotina empresarial e economia de recursos. 

Quando se fala de gestão de qualidade para Construção Civil de maneira geral, refere-se aos sistemas burocráticos e legislativos que buscam patronizar essa qualidade e um processo mais consciente.

Além do PBQP-H – que vamos falar mais a frente –, a ISO 9001 tem como objetivo determinar os princípios para que uma empresa seja de Construção Civil ou qualquer outra seja considerada como uma empresa de qualidade. 

Isso muda o mercado de diversas formas. Em primeiro lugar, com mais pessoas a frente desse processo, o resultado será muito melhor, pois, o projeto teve mais atenção e foi observado por pontos de vista diferentes. 

Por exemplo, um outro impacto importante que isso traz é a necessidade de especialização dessa equipe que juntas irão tomar responsabilidade pela questão da qualidade. 

Para que uma empresa inclua uma norma de qualidade, o primeiro passo é estudar bem as regulamentação e entender os objetivos que ela busca. 

Dessa forma, a empresa poderá estabelecer metas e organizar a sua gestão em prol dessas metas. Utilizar plataformas digitais que ajudam no gerenciamento é uma ótima maneira de acelerar o processo de adaptação à regulamentação. 

Os colaboradores também devem obter um treinamento voltado para a adaptação da nova rotina empresarial, pois, são eles que de fato implementarão os quesitos de qualidade na prática. 

Isso ajuda uma construtora, por exemplo, a se destacar entre seus concorrentes, e ser conhecida por entregar um trabalho confiável e de excelência.

Esse é um quadro muito favorável para os estudantes da área. Ter a formação valorizada e um incentivo para que especializar ainda mais e se tornar um profissional requisitado. 

O que é PBQP-H e qual a sua importância para Construção Civil? 

PBQP-H é uma sigla para Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat. Como o nome já sugere, é um programa criado pelo Governo Federal voltado, especificamente, para o mercado da Construção Civil. 

Portanto, o objetivo do PBQP-H é promover a modernização produtiva do setor de construção e a melhoria da qualidade do habitat.

Segundo o site do Governo de apresentação desse programa, algumas das ações que devem ser desenvolvidas para alcançar os seguintes objetivos: melhoria da qualidade de materiais, avaliação de tecnologias inovadoras, formação e requalificação da mão de obra e comunicação entre os setores envolvidos. 

Em suma, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat foi criado para estimular o mercado da Construção Civil para ser cada vez mais competitivo e consequentemente, adquirir mais qualidade. 

Afinal, o aprimoramento do mercado acontece naturalmente através da concorrência entre as empresas, que serão filtradas e selecionadas de acordo com a qualidade do serviço oferecido e a satisfação dos clientes. 

O PBQP-H é muito importante, pois, além de melhorar a qualidade, faz isso simultaneamente à diminuição dos custos.

Como o PBQP-H age nas empresas de Construção Civil?

Ele chega para as empresas como um certificado que servirá para que a empresa apresente à Caixa Econômica e esteja apto a receber o financiamento construtivo. E é o que garante ao Governo que uma empresa de construção é qualificada o suficiente para fazer parte das licitações públicas. 

O programa é importante para organização geral do setor, pois, seguindo os princípios estabelecidos, as empresas alcançaram um padrão de qualidade cada vez mais altos.  

A mão de obra especializada é muito importante nessa inovação de mercado. Sendo assim, é normal que as empresas se tornem mais exigentes quanto aos pré-requisitos de contratação de colaboradores. Afinal, todos querem garantir a qualidade nos serviços prestados. 

O Instituto Euvaldo Lodi é uma associação civil sem fins lucrativos que visa a construção de uma mão de obra cada vez mais especializada. Desta forma, através dos nossos cursos executivos você tem a oportunidade de se tornar um profissional diferenciado no mercado e se destacar entre os concorrentes. 

E por falar em PBPQP-H nós temos o curso perfeito para você que precisa se especializar no assunto.  

Deixe uma resposta