Prepare-se para uma auditoria interna

03 Dicas de como se preparar para Auditoria Interna

Auditoria Interna ainda é um assunto que assombra os colaboradores de algumas empresas. As certificações ISO são os atestados de qualidade para uma empresa. E para conseguir é preciso se enquadrar às normas.

Antes de mais nada, as certificações ISO atestam a qualidade de produtos ou dos processos de uma empresa. No caso da norma ISO 9001:2015, por exemplo, ela atesta o Sistema de Gestão de Qualidade aplicado por uma empresa. A sua aplicação tem como foco identificar os problemas, avaliar o desempenho e até as melhorias finais dos processos. 

Uma das ferramentas utilizadas durante o processo de certificação é a auditoria. Que pode ser interna, feita pela própria empresa, ou externa, quando é realizada pelas instituições de avaliação e certificação. Para que as auditorias sigam um mesmo padrão, elas precisam estar de acordo com a norma ISO 19011:2018. 

 Quais as diretrizes da ISO 19011:2018?

A ISO 19011:2018 ajuda a entender a natureza essencial das auditorias. Acima de tudo, ela orienta sobre a gestão e objetivos uma auditoria. Entre as suas diretrizes estão, por exemplo: 

  • Conhecer os princípios das auditorias; 
  • Gerenciar um programa de auditoria, com as orientações necessárias para a gestão do processo de auditoria; 
  • Atividades de Auditoria, com as orientações de como realizar as atividades;
  • Escolher a equipe responsável pela auditoria interna; 
  • Competência e Avaliação dos Auditores, que trata das habilidades necessárias a um auditor. 

As diretrizes da norma ISO 19011:2018 não se referem apenas às auditorias externas. Elas também se aplicam as auditorias internas da empresa. Por isso, os profissionais responsáveis por fazer as auditorias internas precisam de uma qualificação em ISO 19011. 

É possível obter essa qualificação voltada para Gestão da Qualidade por meio de cursos online e até mesmo pós graduações. Mas, fique atento escolha instituições devidamente cadastradas e reconhecidas no mercado. 

Esteja preparado para uma auditoria interna 

A auditoria interna funciona como um ensaio antes da auditoria externa. Além disso, é possível identificar falhas e resolver os problemas que aparecem. 

A seguir preparamos três dicas pra você se preparar para uma auditoria interna: 

1. Conheça o planejamento da sua empresa: a empresa precisa de um planejamento que envolva todos as áreas. Nele precisa constar quem fará, o que precisa ser feito e em que prazo. Assim, nenhum detalhe se perde, se possível busque informações sobre auditorias anteriores.

2. Envolva as equipes: é necessário aplicar as normas da qualidade em todas áreas da empresa. Por isso, todos devem colocá-las em prática e entender a importância da auditoria no processo de certificação. Todos precisam entender que o processo de auditoria não é para monitorar os processos. Em conclusão, ele serve para buscar pontos de melhoria.

3. Padronize os processos internos: com a ajuda do RH, a empresa deve criar um manual processos. Esse manual de indicar o objetivo daquele processo. E também buscar formas de otimizar os processos. Além disso, a empresa precisa acompanhar as atividades e fazer as melhorias necessárias para que as novas normas sejam cumpridas. 

Dica extra: Você ainda não sabe onde encontrar conhecimento sobre normas e auditorias? O IEL conta com os melhores cursos voltados para a área de Gestão da Qualidade. Entre em contato agora e conheça nossos cursos.

Deixe uma resposta