O que esperar do cenário em crise?

O que esperar do cenário em crise?

A crise do mercado e da economia é muito parecido em muitos países, e alguns têm lutado para manter a saúde da população e, ao mesmo tempo, tentar evitar um grandes quedas na economia. É claro que se trata de uma tarefa muito difícil, mas é preciso se atentar ao que virá daqui para frente. 

É preciso lembrar que apesar de mais de um ano em pandemia devido ao Corona vírus, que se trata de uma nova doença, é inevitável que problemas econômicos surjam. Afinal de contas, encontrar uma solução pode demorar e, com isso, outros setores acabam sofrendo. 

Pandemia X Mercado Financeiro 

Com a pandemia a população mundial precisou iniciar novos hábitos, além de mudar a forma de viver, algumas de maneira temporária outras mudanças que vão permanecer. Como já sabemos essas mudanças, principalmente o isolamento social acabou trazendo alguns problemas econômicos. 

Desta forma, uma das mudanças é que as pessoas passam a ter prioridades na hora de consumir. Itens básicos como alimentos e produtos de higiene, ganham destaque. Em resumo, há uma grande mudança na demanda e por consequência na produção de determinados produtos mesmo com algum tempo de pandemia.  

Projeção 

A projeção é que este mercado demore um pouco para estabilizar, mesmo com o avanço da vacina. E a expectativa é que a economia mundial tenha alguma dificuldade de recuperação. Por isso, é preciso ter calma e avaliar a situação dia a dia. 

Saldo de empregos durante a Crise  

Obviamente, o comércio mundial também sofre mudanças. A importação e a Exportação fazem parte da cadeia de relações internacionais fazendo com que todos os países fiquem conectados pelo comércio. 

E regionalmente falando segundo o Observatório FIEG, um estudo feito pelo CAGED Goiás registrou saldo de 11.895 empregos em maio de 2021.  O acumulado do ano registra total de 62.783 empregos, resultado superior ao registrado no mesmo período de 2020, que contou com saldo negativo de 12.195. 

Dentro desse estudo é possível avaliar que os municípios que mais geraram emprego em Goiás foram: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Goianésia e Anápolis.   

O que esperar daqui pra frente? 

Grandes empresas estão precisando de muito jogo de cintura durante ao tomar decisões. Além disso, será necessário entender como realocar todos os recursos e investimentos. 

Do outro lado muitas pessoas buscam diferenciais competitivos de mercado, para assim continuarem no jogo contra o desemprego e a falta de melhores condições de trabalho. 

Se você faz parte desse grupo de pessoas que precisam estar atualizadas e competitivas no mercado, você precisa conhecer nossos cursos de pós-graduação na área de gestão. Há mais de 50 anos o IEL Goiás é reconhecido como uma instituição inovadora que preza pela qualidade dos serviços prestados.  

Deixe uma resposta