Segredos para ser um líder extraordinário

Os segredos para ser um Líder Extraordinário

Ser um bom líder não se trata de aparência ou popularidade. Também não se trata de poder. Alguns líderes têm a sorte de ter tudo isso, mas a liderança não é a essência. O segredo, em poucas palavras, é o elemento humano, que são as habilidades do líder para causar um impacto positivo em uma pessoa e ao mesmo tempo gerar bons resultados para a empresa.

Com uma flutuação de pessoas se candidatando e saindo de empregos, a questão continua sobre como as empresas podem reter bons talentos em suas empresas. 

Trazer benefícios extras pode ser uma pequena solução para um problema maior. Além disso, pode ser que os colaboradores não gostem das pessoas para quem trabalham. Pode ser que os funcionários simplesmente não consigam se dar bem com o líder que dirige a equipe. 

Assim, separamos alguns segredos essenciais para você se tornar um líder extraordinário, ter um bom relacionamento com sua equipe e gerar resultados também extraordinários para a empresa. Ficou interessado? Então, confira aqui três dicas que podem fazer a diferença! 

Seja um líder confiável 

Já ouviu falar de uma ‘política de portas abertas’? Siga esta regra e comunique isso à sua equipe. As pessoas gostam de se sentir ouvidas, tendo em vista que a mais básica de todas as necessidades humanas é a necessidade de compreender e ser compreendido. 

Nesse sentido, a melhor maneira de compreender as pessoas é ouvi-las. Os seus colaboradores gostam de saber que seus sentimentos são importantes, por exemplo. Se você praticar a escuta ativa e aplicar a habilidade da empatia, será capaz de chegar à raiz do problema para resolvê-lo melhor. Em conclusão, tudo isso vai tornar você um líder muito mais confiável para seu time.

Autenticidade é tudo  

Seja a melhor versão de si mesmo e depois dê o exemplo. Lembre-se de que você não teria se tornado o representante de sua equipe se não tivesse o potencial para se tornar um grande líder. As pessoas admiram você naturalmente, então, se você for genuíno e mostrar um pouco de suas fraquezas no local de trabalho, isso ajudará as pessoas a verem que você é apenas humano. 

As pessoas confiam em pessoas que são transparentes, e mantém o nível de profissionalismo. Tenha em mente que líderes autênticos não têm medo de mostrar emoção e vulnerabilidade ao compartilhar os desafios com sua equipe.

O desenvolvimento de uma base sólida de confiança com a comunicação aberta e honesta é fundamental para uma liderança autêntica entre o líder e os liderados.

Estimule a aprendizagem 

Desenvolver suas próprias habilidades de liderança não é suficiente. Você precisa investir na qualificação de sua equipe. Grandes líderes estão aprendendo continuamente. Por outro lado, eles dão o exemplo para as pessoas que compõe o time . Incentive sua equipe e promova o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades como parte da construção e aprimoramento de sua equipe.  

Lembre-se que aprender não é um evento único ou um luxo periódico. Grandes líderes em grandes empresas reconhecem que a capacidade de aprender, inovar e melhorar constantemente é vital para seu sucesso. Isso não será ótimo apenas para as avaliações de desempenho de sua equipe, mas também fará de você uma líder experiente para lidar com diversas situações. 

Dica de ouro

O IEL oferece uma variedade de cursos e treinamentos de gestão para o desenvolvimento de habilidades de liderança e aperfeiçoamento para você e para sua equipe. Temos também a opção de curso incompany onde empresas de sucesso investem em equipes inteiras ao mesmo tempo. Conheça nossos cursos de curso de duração e também os cursos Incompany! 

Um comentário sobre “Os segredos para ser um Líder Extraordinário

Deixe uma resposta