Como usar a inteligência emocional para uma carreira de sucesso?

Como usar a inteligência emocional para o sucesso?

Para desenvolver a inteligência emocional é necessário cuidado e seguir alguns conceitos identificados e estudados por especialistas. Além disso, grande parte das pessoas buscam desenvolver diversas habilidades no ambiente de trabalho, afim de alcançar o sucesso profissional.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Dr. Travis Bradberry, co-autor do best-seller Emotional Intelligencie 2.0: cerca de 58% das práticas profissionais estão ligadas a Inteligência Emocional. Assim como, a gestão das emoções é um diferencial importante para diversas empresas, algumas delas já impõem essa característica acima do raciocínio lógico, por exemplo.

Sucesso através da Inteligência Emocional 

Muitos colaboradores e pessoas novas no mercado de trabalho ainda têm dificuldades em entender o que realmente significa inteligência emocional, tornando difícil um processo que é muito simples.

Assim, inteligência emocional nada mais é do que tratar os demais colegas de trabalho, gestores e chefes das repartições com educação, gentileza e empatia. Ou seja esses pontos são importantes para desenvolver de forma profissional e para lidar com situações de estresse ou pressão dentro da empresa. 

Sendo assim, a inteligência emocional busca fazer com que esse profissional não tenha atitudes explosivas no ambiente de trabalho, e consiga manter uma boa convivência com seus colegas e superiores.

Como resultado, isso também ajuda na oportunidade de abrir novas portas para uma carreira de sucesso tanto dentro da empresa como no mercado no geral.

Assim, parte desse sucesso se deve ao autoconhecimento, é importante que o profissional saiba definir suas emoções de maneira exata. Bem como, tomar decisões importantes para a empresa. Dessa maneira, o colaborador consegue identificar pontos a serem melhorados em si mesmo e auxiliar em um crescimento pessoal em paralelo ao profissional. 

Da mesma forma, o autoconhecimento também é importante para desenvolver a empatia junto aos seus colegas de trabalho. Assim como, diferenciar o cargo que cada um ocupa na organização. Além disso, colocar-se no lugar do próximo ajuda a construir laços internos e apoiar em demandas que outros colaboradores estejam com dificuldade.

Ao desenvolver cada vez mais esse padrão no ambiente corporativo, gestores estarão mais atentos a você e isso poderá render boas promoções de cargo em menor tempo. Além disso, a inteligência emocional pode ser o que falta para o profissional ser um líder dentro da empresa. Por outro lado, ajuda a valorizar a imagem no mercado e também, na cultura interna proposta pela organização. 

Quais características podemos desenvolver?

Além de conhecer a si mesmo e saber mostrar empatia, algumas outras qualidades também são desenvolvidas através da inteligência emocional e podem gerar bons frutos quando aplicadas no ambiente de trabalho. Por exemplo: 

Autogestão 
Nessa prática, é possível identificar as  fraquezas que ainda existem e quais são possíveis de trabalhar. Por outro lado é possível também reconhecer as qualidades que são mais importantes para o ambiente profissional. Da mesma forma ao conseguir administrar as duas coisas, é possível atuar com facilidade na direção dos seus próprios caminhos. 

Habilidades sociais 
O desenvolvimento de habilidades sociais permite com que o profissional consiga identificar com mais facilidade a personalidade dos colegas de trabalho. Ou seja, eles podem reagir em diferentes situações, isso faz com que esse colega saiba lidar com as mudanças de forma mais natural e sem comprometer o bom relacionamento diário.

Motivação 
Investir em motivação em excesso pode prejudicar o foco com o trabalho. Sendo assim, o profissional que desenvolver bem sua inteligência emocional, pode conquistar metas ao longo do tempo, tenha habilidades profissionais para alcançar o desempenho e manter-se motivado sem perder a produtividade. 

Em conclusão, saber o que você precisa desenvolver e quais aspectos são necessários para melhorar é um dos primeiros passos para desenvolver sua inteligência emocional.

Um comentário sobre “Como usar a inteligência emocional para o sucesso?

Deixe uma resposta