A retenção de talentos em uma empresa significa usar várias táticas que tenham como foco manter os bons profissionais. Essas táticas vão muito além de oferecer bons salários e benefícios (vale transporte, ticket refeição, plano de saúde, etc.). A retenção de talentos traz vantagens tanto para as empresas, quanto para os trabalhadores. 

Existem dois grandes fatores que precisam ser o foco dos para motivar e reter os colaboradores: 

  • Desenvolvimento de sistemas que ofereçam um suporte para o sucesso dos colaboradores. 

Neste artigo iremos tratar sobre a importância da retenção de talentos e dar dicas sobre como atingir esse objetivo na sua empresa. Leia e compartilhe! 

A importância da retenção de talentos

Vamos começar tentando definir o que são esses talentos. São aqueles funcionários que possuem uma alta produtividade e uma alta ligação com a empresa. Eles são fundamentais, pois colaboram para o sucesso da empresa. No entanto, encontrar talentos entre os colaboradores não é tão fácil assim. 

O mercado é competitivo e as empresas precisam contar com esse tipo de profissional para que suas equipes se tornem times de alta performance. 

Atualmente, as pessoas buscam muito por qualidade de vida. Em um período onde a saúde emocional é um importante fator de bem-estar, a promoção de ações que tragam harmonia à rotina faz o ambiente ficar ainda mais criativo e produtivo, facilitando não só a empresa, mas também os profissionais e seu crescimento pessoal. 

Como reter talentos na sua empresa? 

Ainda existem gestores que acreditam que um bom salário e benefícios fazem com que os profissionais continuem em uma empresa. Hoje, o colaborador que não estiver satisfeito com seu trabalho ou com a empresa pode buscar outras oportunidades. E é aí que as empresas acabam perdendo muitos de seus talentos. 

Sendo assim, vamos trazer algumas estratégias para reter talentos em sua empresa: 

Criar um sistema de gamificação

Para criar altos níveis de engajamento, as empresas estão usando cada vez mais os chamados “incentivos não monetários”, como programas e treinamentos ou um plano estruturado de carreira. Para que isso seja eficiente, é preciso relacionar desempenho e recompensa. Assim, surgiu o conceito de gamificação, que usa técnicas utilizadas em jogos para promover o avanço de habilidades. Um sistema de recompensas é criado, incentivando a produtividade. 

Posicionar melhor os funcionários

Uma equipe produtiva está relacionada com a prática de colocar os colaboradores corretos em suas devidas posições na empresa. Isso ajuda na busca do melhor aproveitamento de habilidades e aumenta a produtividade retendo assim os talentos. 

Criar cultura de feedback

É preciso implementar uma cultura de feedback para que as ações tomadas em prol da retenção de talentos não se revertam em frustrações. Os colaboradores vão trabalhar esperando conseguir evoluir no plano de carreira. 

Caso isso não seja possível, é preciso que ele saiba quais pontos deve melhorar. Isso envolve desde o retorno sobre sua produtividade e postura. Afinal, é preciso saber como o colaborador se sente em relação a empresa. 

Investir em um ambiente agradável

Em conclusão, quando o colaborador não encontra um ambiente de trabalho que não é tranquilo, eles vão buscar um lugar mais adequado com suas expectativas. Por isso, você e sua empresa precisam de atitudes que permitam manter um clima corporativo realmente agradável. 

Gostou do artigo? O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) oferecemos serviços para empresas e pessoas, como consultoria empresarial, soluções em inovação, recrutamento e seleção, cursos de educação, programas de estágio e jovem aprendiz entre em contato para obter informações sobre nosso programa.

Aprenda como reter talentos para sua empresa 
Tags:             

Uma ideia sobre “Aprenda como reter talentos para sua empresa 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: