Por que ter o programa de estágio na sua empresa? 

Estágio é uma estratégia adotada por muitas empresas, uma vez que esta iniciativa traz benefícios para contratantes e contratados. O estágio permite aos estudantes que eles desenvolvam na área de formação e auxiliem as empresas a se tornarem mais produtivas e eficientes sem aumentar os custos.

Confira algumas questões a respeito do programa de estágio e porque vale a pena tê-lo na sua empresa. 

O que é o programa de estágio? 

Trata-se de um conjunto de atividades e iniciativas por parte de empresas e demais instituições com o objetivo de contribuir com os estudantes em sua formação profissional, com funções relacionadas a sua futura área de trabalho de forma prática. 

O programa de estágio é regido pela Lei do Estágio 11788/2008 e segue normas diferentes de um contrato formal de trabalho (CLT). Uma das diferenças é o período máximo de tempo de trabalho, que no caso do estágio é de dois anos. 

Não há vínculo empregatício por isso, as empresas devem realizar apenas o pagamento de uma bolsa de estágio e auxílio transporte ao estagiário.

Vantagens do programa

Para o estudante há diversos benefícios na realização de um estágio, entre eles, a chance de ter uma renda enquanto está estudando, mas acima de tudo, aprender na prática as atividades relacionadas à sua profissão.

Mas não são apenas os estudantes que saem ganhando com o estágio, para as empresas as vantagens da realização de um programa como esse são muito reais. Preparamos algumas vantagens, confira: 

Agregar valor à empresa

O estágio não serve apenas para apoiar o estudante a construir uma carreira de sucesso, ajudam também a agregar valor à sua empresa, uma vez que você estará contando com novos talentos com muito gás e disposição para oferecer o melhor de seu trabalho.

Boas contratações

Ao final do estágio muitas empresas decidem efetivar o estagiário, que passa a ser um funcionário efetivo. A maior vantagem nesse caso é o fato da empresa conseguir agregar ao seu quadro de colaboradores um profissional já alinhado com a cultura da sua empresa e com uma boa prática e conhecimento para a função.

Novas ideias e perspectivas

Como os jovens tendem a ter mais ideias inovadoras, tê-los na empresa juntamente com os colaboradores mais antigos, vai contribuir com novos projetos, criação de produtos, e muito mais. É possível também juntar novas possibilidades e visões diferentes para uma equipe muito mais engajada e que gere melhores resultados.

Motivação para os demais colaboradores

Os estagiários, geralmente são muito motivados e estão sempre dispostos a aprender coisas novas e somar com a empresa. Nesse caso, além de contribuir muito com a empresa de forma individual, eles podem motivar os demais colaboradores de uma maneira positiva. 

Menores custos

Ao contrário das contratações por CLT que envolvem custos altos com contribuições trabalhistas e previdenciárias, o investimento com a contratação de um estagiário é baixo. Isso significa poder contar com uma força de trabalho bastante satisfatória sem ter que gastar tanto. 

Já que não há vínculo empregatício e sim um pagamento de bolsa-auxílio definido pela empresa.

Segurança na contratação 

A Lei do estágio garante às empresas uma contratação totalmente livre de riscos jurídicos e trabalhistas, desde que todas as regras sejam seguidas pela empresa. 

Seja qual for o segmento da sua empresa, ter um programa de estágio é uma maneira de contribuir com o avanço de pessoas que certamente irão agregar ao mercado e apoiar o sucesso do seu negócio. E ainda, uma grande oportunidade para a sua empresa fortalecer ainda mais sua marca. 

Se você gostou dessas dicas, conheça nosso programa de estágio e acesse nosso site e conheça outras soluções para sua empresa.

Deixe uma resposta