Como encontrar o talento ideal para o seu negócio?

Atrais talentos é um dos maiores desafios da área de Recursos Humanos de uma empresa. Garantir a formação, envolvimento e alinhamento das equipes aos valores da organização é uma das etapas mais importantes nesse processo. Mas afinal, como encontrar o talento ideal para o seu negócio?

Neste conteúdo, fornecemos algumas dicas que podem ajudá-lo nesse sentido. Por isso, não deixe de conferir o material!

Promova os valores e missão de seu negócio

Mais do que frases inspiradoras, os valores, missão e objetivos da empresa devem ser vistos como o verdadeiro guia para o comportamento organizacional (dentro e fora do ambiente de trabalho). Assim, a empresa instaura uma cultura forte e duradoura que todos a respeitam e a compartilham.

Em outras palavras, busque promover os valores de sua empresa, seja através de seus colaboradores ou de ações de marketing. Você faz isso, por exemplo, quando adota ações alinhadas com o desenvolvimento social e sustentável (ações de responsabilidade social, estímulo de adoção de animais etc.).

Hoje, antes de se inscrever para participar de um processo seletivo, os candidatos estudam a empresa. com o objetivo de saber se ela possui valores compatíveis com os seus. Por isso, é tão importante promover os valores de seu negócio.

Desenvolva um perfil que tenha relação com o profissional ideal para sua empresa

Outra forma de atrair o talento ideal para seu negócio é definir de forma clara qual é o perfil ideal que a empresa está buscando.

Cabe destacar que, no campo do marketing, o termo “perfil ou persona” é utilizado para descrever o perfil de um cliente potencial fictício, que é uma forma de ver o público-alvo ideal da empresa. É com base nesse perfil que a empresa cria e executa suas ações de marketing. Deste modo, todas as atividades do seu negócio devem levar em conta a persona: o modo como você fala, o modo como você age, os assuntos que você fala e as coisas que você faz.

A sugestão aqui é aplicar esse princípio ao RH para definir as características dos profissionais ideais para seu negócio. Com essa clareza, fica mais fácil pensar em estratégias de atração de talentos para essa situação, aumentando a eficiência da ação. Mas lembre-se, a persona é diferente do público-alvo, ela precisa ser vista como uma pessoa, com uma identidade. Para entender mais sobre esse assunto, clique aqui.

Dê oportunidade aos jovens talentos

Por fim, outra forma de encontrar o talento ideal para sua empresa é dando oportunidades aos jovens talentos. Os gestores precisam entender que o bom profissional não chega pronto, ou melhor, não é contratado com todas as competências que desejamos que ele tenha. É preciso ajudá-lo a alcançar o seu máximo, garantindo assim que sua empresa melhore seus resultados com maior velocidade.

Dessa forma, para encontrar o talento ideal para sua empresa, dê oportunidades aos jovens aprendizes ou contrate estagiários. Jovem Aprendiz é um programa que possibilita aos jovens a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho e é resguardado por lei.

O estágio tem o mesmo objetivo: conectar estudantes com o mercado de trabalho. Um estagiário é um estudante que, dentro do limite de 6 horas/dia, passa a ter vínculo com uma empresa e colabora com os seus processos a medida em que ele conhece o campo de estudos na prática. Já que nem sempre a teoria anda ao lado da prática nas escolas e faculdades, essa é uma oportunidade para o estudante se desenvolver no que diz respeito ao trabalho. Além disso, é uma forma de incentivar o seu crescimento pessoal e a sua independência.

Cultive jovens talentos

Um termo que algumas empresas começaram a trabalhar recentemente é o employer branding. Depois de falarmos de construir as competências dos novos contratados, chegamos a um novo patamar. Deste modo, mais do que esperar que os jovens se inscrevam, devemos cultivá-los e fazer com que eles criem um vínculo afetivo com o seu negócio. Assuma a sua posição enquanto lovemark, uma marca que é mais do que uma companhia, é amada pelos seus consumidores. Para que você possa conseguir isso, entenda as coisas que a sua persona gosta, suas necessidades e as suas dores. A partir destes dados, você deve saber posicionar a sua empresa de forma estratégica.

Então, conhecendo o perfil, você pode elaborar eventos e parcerias para entrar na vida destes jovens. Uma forma de fazer isso é patrocinando as ações de outras marcas que eles já consomem, por exemplo. Estar presente em momentos importantes da sua vida, faz com que o seu futuro colaborador olhe com bons olhos para a sua empresa e facilita o processo de integração, já que ele já vai estar por dentro da cultura, dos valores e da missão do seu negócio.

Se depois dessas dicas a sua empresa receber muitos talentos, não deixe de conferir um dos nosso outros artigos: Aprenda como reter talentos para sua empresa. Assim, você irá conseguir manter essa galera engajada por muito mais tempo.

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