liderança_e_protagonismo

A liderança e o protagonismo dentro das empresas

Muito se fala sobre liderança entre os gestores, cargos de gerencia e como motivar os colaboradores. Contudo, em meio as mudanças causadas pela internet e pelas redes sociais, surge a necessidade de olhar para o futuro.

Os jovens são importantes para as organizações, já que estão muito mais familiarizados com a dinâmica das redes. Mas, como despertar o senso de liderança e protagonismo em uma juventude que ainda está começando no mercado de trabalho?

Antes de aprofundar no assunto, é preciso entender: O que é liderança? Como defini-la?
Facilmente confundida com o autoritarismo, com a tirania e com o poder, a liderança muitas vezes é mal interpretada e vista como uma característica apenas de chefes e patrões.

Nos dias atuais, diversas empresas enxergam muitas vantagens ao encorajar os jovens a serem grandes líderes. Através da confiança mútua e de uma comunicação bem estruturada é possível chegar a esse objetivo.

A pergunta é: como colocar isso em prática?

Liderança Horizontal e Delegações

Ainda que a sua empresa tenha uma estrutura vertical, tente delegar responsabilidades. Faça com que os colaboradores, mesmo os mais jovens, sejam responsáveis por liderar um projeto em algum momento da sua trajetória. Distribuir atividades e tarefas mais complexas que exijam acompanhamento faz com que o jovem tenha que lidar com prazos e cobranças. Assim, ele aprende a importância de cada pessoa fazer a sua parte. 

Cultura de Feedbacks

Aliás, outra sugestão é trabalhar uma cultura de feedbacks em todos os departamentos. Se esperamos participação destes colaboradores, a empresa precisa ouvi-los. O primeiro passo é encorajá-los a expor suas opiniões sobre os projetos que estão envolvidos. Entretanto, não basta ouvir, é preciso fazer algo: se é uma dúvida, esclareça qualquer mal entendido; se é uma crítica, investigue o que foi dito; se é uma sugestão, analise a sua viabilidade. Dessa forma, o jovem vai perceber que a sua voz é ouvida e que ele tem um papel importante.

Liberdade para Soluções

Como a juventude está mais consciente do seu papel na sociedade, é preciso trazer essa energia para as empresas de forma estratégica. Uma forma de usar essa energia é incentivar que pensem em soluções. Incentive-os a encontrar soluções que possam funcionar dentro dos processos do seu trabalho. Abra espaço para que eles montem seus planos e os ajude a tira-los para fora do papel.

Claro que isso não significa acatar tudo. Muito pelo contrário, ao explicar as diretrizes da empresa, os estudantes vão entender os processos com mais clareza. Ou seja, eles vão entender as limitações do mercado, os eventos que ameaçam a sua empresa e as suas fraquezas.

O que aprendemos com a liderança?

Enfim, mostrando confiança e inspirando-os através de exemplos coerentes, você saberá aproveitar do espírito de liderança dos jovens que fazem parte da sua empresa. Alcançando assim, novos públicos, trazendo inovações para os processos do seu negócio e incorporando uma visão competitiva. Além disso, você vai contribuir com o crescimento profissional da nova geração.

Em contrapartida, o Jovem Aprendiz e o Estagiário vão aprender muito mais assim, do que simplesmente realizando suas atividades rotineiras. Eles estarão preparados para assumir cargos de gestão. Inclusive, ao conduzir esse movimento com inteligência, é provável que a motivação e o tempo de retenção destes colaboradores sejam maiores, assim sua empresa irá reter os talentos. Mas, esse é assunto para outro artigo.

Deixe uma resposta