IEL agora é uma ICT: veja como funciona uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação

Você sabe o que é ou como funciona uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT)? Com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras por meio da pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e a inovação em diversas áreas do conhecimento, as ICTs contribuem para que a inovação transforme a sociedade e aqueça o mercado.

O IEL agora é uma ICT e começa a fazer parte da transformação, unindo a pesquisa às necessidades das empresas e da sociedade. Nosso objetivo é atuar fortemente na Gestão Estratégica da Inovação e por isso, no artigo a seguir vamos explicar com mais detalhes como empresas, pesquisadores, parceiros e o ecossistema de inovação podem fazer parte dela.

O que é uma ICT?

De acordo com o Marco Legal da Inovação, Artigo 2 inciso V, ICT é um órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta ou pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos legalmente constituída sob as leis brasileiras, com sede e foro no País, que inclua em sua missão institucional ou em seu objetivo social ou estatutário a pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico ou o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos.

Sendo assim, estas instituições desenvolvem e fomentam pesquisas em diversas áreas, o que é benéfico tanto para as empresas quanto para os pesquisadores envolvidos. Por isso, as ICTs podem ser fomentadas por diferentes entidades como o governo, empresas públicas e privadas.

Para as empresas, as ICTs configuram uma oportunidade de desenvolver soluções para os desafios enfrentados em seus negócios, com a oportunidade de inovações e captação de fomento, atuando em rede com outras empresas e instituições.

O IEL como ICT acompanhará todo o processo de desenvolvimento de soluções e novas tecnologias, da concepção da ideia até o MVP (Produto Mínimo Viável). Além disso, também irá promover o desenvolvimento de profissionais inseridos na empresa, oferecendo treinamento e qualificações para a equipe.

Por fim, a atuação de uma ICT não fica restrita a empresas privadas ou de grande porte, podendo também desenvolver soluções em parceria com pequenas empresas, startups ou o próprio governo, em todas as esferas municipal, estadual e federal.

Mas o que isso significa na prática? No tópico a seguir, você confere um pouco mais sobre o IEL enquanto ICT e os impactos dessa transformação para o mercado.

O IEL enquanto ICT

Como parte dos esforços de transformação com foco na inovação e sustentabilidade nas últimas décadas, o IEL se reposiciona com o objetivo de atender às novas demandas sociais e do mercado. O contexto da indústria 4.0 e o crescente número de novas tecnologias trouxeram novos desafios para as empresas, sobretudo de um ponto de vista de inovação.

Por isso, como forma de fazer parte dessa transformação, o IEL agora possui uma vertente ICT, promovendo e fomentando a inovação no mercado e o desenvolvimento de soluções digitais.

O foco do IEL enquanto ICT é a Gestão Estratégica da Inovação. Em complementaridade com o Senai, que também é parte integrante da Federação das Indústrias junto com o IEL, o nosso objetivo é desenvolver e implementar metodologias, indicadores e métricas; construir ferramentas inovadoras de gestão; desenvolver programas de capacitação tecnológica; elaborar projetos de gestão do conhecimento e de propriedade intelectual; apoiar, promover e desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação; realizar consultorias; prestar serviços tecnológicos; promover o empreendedorismo inovador, cultural e educacional, e prover a gestão de bolsas e de talentos inovadores.

Enquanto uma ICT nos respaldamos em nossa experiência prévia em Gestão e Inovação. O Programa Inova Talentos, as consultorias em Gestão da Inovação e Transformação Digital, bem como o desenvolvimento de Soluções Digitais são apenas algumas das iniciativas que já fazem parte do nosso portfólio.

Além do ganho para as empresas, outro objetivo do IEL é ampliar a divulgação científica da pesquisa nacional, incentivando a produção de trabalhos científicos e fomentando a pesquisa brasileira.

Conclusão

Vimos que as ICTs são uma nova forma de fomentar a inovação nas empresas, e o IEL Goiás segue incentivando e promovendo essa evolução. Seja em instituições públicas, privadas ou com o apoio de universidades, centros de pesquisa ou pesquisadores parceiros.

O IEL Goiás segue na missão de se manter como um instituto que faz da inovação uma ferramenta para mudanças positivas, promovendo transformações na sociedade e no mercado.

Para saber mais sobre o ICT IEL e ter acesso a conteúdos sobre gestão estratégica da inovação nas empresas e outros assuntos, acesse o nosso blog.

Deixe uma resposta